
O Hospital Municipal Professor Magalhães Neto, em Brumado, está prestes a dar um grande passo na assistência aos pacientes renais. A unidade contará com uma sala de hemodiálise para tratar casos de insuficiência renal aguda ou crônica graves, reduzindo a fila de espera e melhorando o atendimento na região.
Um grande avanço para a saúde em Brumado
O Secretário Municipal de Saúde, Danilo Menezes, anunciou que o prefeito Fabrício Abrantes (Avante) conseguiu adquirir um aparelho para a realização de hemodiálise. Esse equipamento é fundamental para complementar o serviço de diálise já existente no município, garantindo um acesso mais rápido ao tratamento.
“Por motivos multifatoriais, há uma dificuldade grande em conseguir iniciar esse tratamento. A sala será de grande valia para esses pacientes”, afirmou Menezes.
Como a nova sala de hemodiálise vai funcionar?
A sala de hemodiálise do hospital não substituirá a Clínica de Hemodiálise e nem a necessidade de tratamento em Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Segundo Menezes, a estrutura funcionará como um intermediário entre esses dois serviços. Isso significa que poderão ser atendidos pacientes que aguardam o início da terapia ou aqueles que, por instabilidade física, não conseguem se deslocar até a clínica e também não obtiveram vaga na UTI.
Expansão e melhorias no atendimento
O objetivo da nova sala é oferecer mais opções de atendimento para pacientes renais em Brumado e região. Além da instalação do equipamento, a Prefeitura planeja contratar um nefrologista para acompanhar os pacientes que precisarem do serviço.
Atualmente, a estrutura está em fase de montagem e a previsão é que os atendimentos comecem em até 60 dias.
Quer ficar por dentro de todas as notícias de Brumado e região? Entre agora no nosso grupo exclusivo do WhatsApp e receba informações em primeira mão: https://chat.whatsapp.com/DJUv8y6eP1zGT9efXcutu5