A partir desta quarta-feira (25), a Secretaria da Educação do Estado (SEC) realiza a convocação de 1.677 novos profissionais da educação, entre professores e coordenadores pedagógicos, para atuar em diferentes regiões do Estado. Este reforço inclui a nomeação de 1.101 professores efetivos, 560 coordenadores pedagógicos e 16 coordenadores pedagógicos indígenas, todos distribuídos nos 27 Núcleos Territoriais de Educação (NTE).
A convocação faz parte de um conjunto de ações promovidas pelo governo estadual, cujo objetivo principal é fortalecer a rede pública de ensino. A medida foi divulgada no Diário Oficial do Estado e busca, de maneira estratégica, preencher lacunas em municípios que sofriam com a falta de professores efetivos.
Compromisso com a Qualidade na Educação
A Secretária da Educação, Rowenna Brito, expressou grande expectativa quanto ao impacto positivo que esses novos profissionais devem trazer à rede estadual de ensino. Segundo ela, os novos servidores trazem um perfil jovem e engajado, pronto para enfrentar os desafios da educação pública.
“Ser servidor público, especialmente na área da Educação, exige muito compromisso e a crença no que se está fazendo. Este concurso foi elaborado de forma direcionada, pensando na gestão de rede para localidades que estavam carentes de professores efetivos. O próximo passo é garantir que esses professores estejam rapidamente nas salas de aula”, afirmou Rowenna Brito.
Histórico de Nomeações
Este processo de convocação segue uma linha contínua de fortalecimento da educação no Estado. Na primeira convocação, 1.386 candidatos foram nomeados, dos quais 1.333 tomaram posse. Em abril deste ano, o governo nomeou 657 coordenadores pedagógicos, incluindo duas coordenadoras indígenas, e, desses, 638 assumiram suas funções.
A nova chamada visa completar as vagas restantes do concurso público realizado este ano, que contou com mais de 103 mil inscritos e ofertou 2.113 vagas. A ação reflete o compromisso do governo em aproveitar ao máximo as vagas do cadastro reserva e manter o ritmo de otimização da rede educacional.
Conclusão
O esforço do governo estadual em aprimorar a educação pública por meio da convocação desses profissionais é um passo significativo para garantir que as necessidades educacionais de diversas regiões sejam supridas. A expectativa é que essa iniciativa contribua para a melhoria da qualidade do ensino em todo o Estado, beneficiando tanto os alunos quanto a própria estrutura de ensino.
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