A partir desta quinta-feira (12), a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) estará disponível em mais seis postos SAC no interior da Bahia. As cidades de Alagoinhas, Brumado, Guanambi, Jacobina, Paulo Afonso e Senhor do Bonfim passam a oferecer o serviço, uma ampliação significativa para quem busca modernizar seu documento de identificação.


Para obter a CIN, o cidadão deve realizar um agendamento prévio, que pode ser feito através do aplicativo ou portal ba.gov.br, ou pelo call center: (71) 4020-5353 para ligações de celular, ou 0800 071 5353 para ligações de telefone fixo. Vale destacar que a emissão do antigo RG estará suspensa nestas cidades entre os dias 9 e 11 de setembro, mas quem já havia solicitado o documento pode buscá-lo sem agendamento, apresentando o protocolo.


A implantação da CIN é uma ação do Departamento de Polícia Técnica (DPT), vinculado à Secretaria de Segurança Pública (SSP), e do Instituto de Identificação Pedro Mello (IIPM), em parceria com a Secretaria da Administração (Saeb) através do SAC.


Benefícios e Funcionalidades da CIN


A nova CIN apresenta inovações importantes. A primeira via do documento é gratuita e tem como número único de identificação o Cadastro de Pessoa Física (CPF). Para emitir o documento, basta apresentar a certidão de nascimento ou estado civil (original). No caso de certidões plastificadas, é necessário também uma cópia.


Além do CPF, a CIN possibilita a inclusão de outros números de documentos, como a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), carteira de trabalho, título de eleitor, e certificado militar. Informações relacionadas à saúde, como Transtorno do Espectro Autista (TEA) e deficiências, também podem ser incluídas, além do tipo sanguíneo, fator RH e a opção de ser doador de órgãos.


Outra novidade importante é a inclusão do nome social, caso solicitado. Se houver mudança no nome da certidão de nascimento, o novo nome será o único válido. A CIN também terá uma versão digital, disponível no portal GOV.BR três dias após a impressão do documento físico. Um QR Code no documento permitirá a verificação da autenticidade e dos dados de forma rápida e segura.


Validade da CIN e Prazos


Embora a CIN esteja disponível, não há necessidade de troca imediata. O antigo RG continuará válido até o dia 28 de fevereiro de 2032. A validade da nova CIN varia conforme a faixa etária: para cidadãos de 0 a 12 anos, a validade é de 5 anos; de 12 a 60 anos, a validade será de 10 anos; e acima de 60 anos, a validade é indeterminada.


Para mais informações, os cidadãos podem acessar o site da Saeb (www.saeb.ba.gov.br) ou o site do SAC (www.sac.ba.gov.br). O agendamento também pode ser realizado pelos números: (71) 4020-5353 para ligações de celular, ou 0800 071 5353 para ligações de fixo.




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