Na Assembleia Legislativa do Estado da Bahia (AL-BA), um projeto de lei está em tramitação que propõe a restrição do uso de celulares nas escolas. A proposta visa combater os efeitos negativos que o uso contínuo desses dispositivos tem causado no ambiente escolar, um tema que já está sendo amplamente discutido em Brumado, particularmente no Colégio Estadual de Tempo Integral de Brumado (Cetib).

O diretor do Cetib, Ramon Dutra, destaca a relevância do debate, ressaltando que a questão não é apenas local, mas global. Estudos científicos têm demonstrado que o uso excessivo do celular em sala de aula prejudica significativamente o aprendizado dos alunos. Além disso, o impacto na saúde mental dos jovens é uma preocupação crescente. Segundo Dutra, o uso constante de celulares está associado ao aumento de casos de depressão, ansiedade, falta de concentração e dificuldades de socialização entre os estudantes. "O mundo todo está voltando atrás e proibindo o uso do celular em sala de aula. Há um prejuízo grande na aprendizagem", afirmou.

No contexto escolar do Cetib, a situação é alarmante: os alunos são vistos constantemente com celulares em mãos, e cerca de 80% dos professores relatam que o aparelho tem prejudicado o rendimento escolar. A discussão não é simples, e envolve diferentes perspectivas. Enquanto o diretor e muitos educadores defendem a restrição, há também a visão dos próprios alunos, que precisam ser considerados.

Ana Mel, aluna do Cetib, opina que, embora reconheça a necessidade de controlar o uso do celular em sala de aula, proibir totalmente o aparelho nas escolas, especialmente naquelas de tempo integral, seria inviável. "É impossível fazer com que os alunos fiquem 7 horas sem o celular. A solução seria proibir o uso em sala de aula e entregar somente para uso pedagógico e durante os intervalos", sugere.

Este é um debate que vai além das fronteiras da Bahia e levanta questões fundamentais sobre a educação na era digital. O equilíbrio entre o uso da tecnologia e a manutenção de um ambiente propício ao aprendizado é um desafio que exige atenção e reflexão de toda a sociedade.

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