A partir desta terça-feira (9), o Governo da Bahia dará início ao agendamento para a emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), que substituirá o Registro Geral (RG). Este novo documento traz inúmeras vantagens e modernizações, sendo a primeira via gratuita para todos os cidadãos que desejarem solicitá-la.


Como Solicitar a CIN


Os interessados em obter a nova CIN poderão realizar o agendamento por meio do site ou aplicativo oficial do Governo do Estado. Inicialmente, o serviço estará disponível apenas nos postos SAC Pituaçu e Salvador Shopping, localizados na capital baiana. A entrega do documento está prevista para ocorrer em até 15 dias após a solicitação.


Características do Novo Documento


O novo documento é emitido pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT), através do Instituto de Identificação Pedro Mello (IIPM). A CIN unifica o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) com o RG, oferecendo maior praticidade e segurança aos cidadãos. Além disso, possui o código MRZ, que facilita a entrada dos brasileiros em países do Mercosul, similar ao sistema utilizado em passaportes.


Expansão para o Interior do Estado


Atualmente, não há previsão para a emissão da CIN no interior da Bahia, mas a expectativa é de que o serviço seja expandido em breve para atender a toda a população do estado.


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