Polícia apreende provas em operação
Um advogado de Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia, é suspeito de falsificar documentos para se apropriar de terras no município. Segundo a Polícia Civil, ele teria produzido mais de 80 sentenças falsas, todas com autores diferentes, mas com o mesmo sobrenome de parentes. O homem, que não teve o nome revelado, confessou o crime durante conversa informal com os investigadores.
Mais de 80 documentos falsificados
De acordo com as investigações, o esquema começou após o advogado ter um pedido de posse por usucapião negado na Justiça. A partir daí, ele passou a adulterar documentos, simulando decisões judiciais que lhe favoreciam.
👉 O usucapião acontece quando alguém conquista o direito de ser dono de um imóvel ou terreno após ocupar e usar o espaço por muitos anos, de forma contínua e sem contestação.
Caso teve origem em usucapião negado
A fraude foi descoberta pela equipe técnica da Prefeitura de Vitória da Conquista, que percebeu inconsistências e acionou a Polícia Civil. Na última quarta-feira (27), uma operação cumpriu mandados de busca e apreensão na casa e no escritório do suspeito.
Foram recolhidos documentos, computadores, celulares e HDs externos, que passarão por perícia.
Suspeito confessou adulterações
O delegado Fabiano Aurich, coordenador regional da Polícia Civil, confirmou que o advogado admitiu a falsificação.
“Nós fizemos a busca e apreensão para garantir as provas. Ontem, em conversa informal, ele confessou o crime”, disse.
Justiça bloqueia bens do advogado
A Justiça determinou também o bloqueio de bens do investigado, embora o valor não tenha sido divulgado. O advogado responde por falsificação de documento público, estelionato e fraude processual.
Além da esfera criminal, o caso foi encaminhado à Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), que poderá aplicar sanções disciplinares, incluindo a perda do registro profissional.
📲 Acompanhe esta e outras notícias no aplicativo da Rádio SouzaMix. Baixe aqui.