Publicada em: 12/08/2025 – SAÚDE E DIREITOS
Auxílio do INSS também cobre ansiedade e depressão
O benefício por incapacidade temporária, antigo auxílio-doença, pago pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), também pode ser solicitado por pessoas com ansiedade ou depressão, desde que estejam temporariamente incapacitadas para trabalhar.
Previsto na Lei 8.213/91, o auxílio é concedido a segurados que precisam se afastar por pelo menos 15 dias consecutivos e que tenham contribuído para a Previdência Social nos últimos 12 meses.
Bruna Mouvier, 30 anos, que atua na área comercial, contou que precisou se afastar do trabalho para dar continuidade ao tratamento psicológico. Ela solicitou o benefício pelo aplicativo Meu INSS, anexando o atestado médico. “O processo foi bastante simples. Baixei o aplicativo, fiz a solicitação, anexei o atestado e aguardei”, disse.
Como solicitar o benefício por incapacidade temporária
Para pedir o auxílio, é necessário:
-
Acessar o Meu INSS (site ou aplicativo);
-
Clicar em “Pedir benefício por incapacidade”;
-
Selecionar o tipo de perícia e seguir as orientações;
-
Informar os dados necessários;
-
Comprovar a incapacidade com atestado médico e documentos complementares.
Os documentos serão analisados pela Perícia Médica Federal, que definirá o período de afastamento. Caso necessário, é possível pedir prorrogação do benefício.
🛍️ Pesquise seu produto aqui com segurança e entrega rápida
Enquanto cuida da sua saúde, aproveite para garantir produtos de qualidade com entrega rápida e 100% segura. Não perca tempo: as ofertas acabam rápido!
👉 Acesse agora a Loja Souzamix