Em setembro, a bandeira tarifária de energia elétrica no Brasil será vermelha, patamar 2, de acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Esse é o nível mais alto dentro do sistema de bandeiras tarifárias e significa um acréscimo de R$ 7,877 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos. A última vez que essa bandeira foi acionada foi em agosto de 2021, o que marca a primeira ocorrência em mais de três anos.


Essa mudança na bandeira tarifária foi motivada por uma combinação de fatores climáticos desfavoráveis, incluindo a previsão de escassez de chuvas e temperaturas acima da média histórica em todo o país. Esses fatores resultaram na necessidade de acionamento de usinas térmicas, que têm um custo de operação significativamente mais elevado em comparação com hidrelétricas. Segundo a Aneel, o volume de água nos reservatórios das hidrelétricas deve ficar cerca de 50% abaixo da média no próximo mês, contribuindo para o aumento dos custos na geração de energia elétrica.


O que são Bandeiras Tarifárias?

As bandeiras tarifárias foram introduzidas em 2015 pela Aneel como uma forma de sinalizar aos consumidores o custo real da geração de energia elétrica em determinado período. Elas funcionam como uma espécie de "sinalizador" para indicar se o custo da energia será mais elevado (bandeira vermelha), moderado (bandeira amarela), ou sem custo adicional (bandeira verde). As bandeiras tarifárias refletem o custo de operação do Sistema Interligado Nacional (SIN), que leva em conta fatores como a disponibilidade de recursos hídricos e a necessidade de acionar fontes de geração mais caras, como as termelétricas.


O Impacto no Seu Bolso


Com a ativação da bandeira vermelha patamar 2, o consumidor deve se preparar para um aumento considerável na conta de energia. Este aumento é especialmente significativo em um cenário de temperaturas elevadas, onde o consumo tende a ser maior devido ao uso intensivo de aparelhos como ar-condicionado e ventiladores. É importante, portanto, adotar medidas de economia de energia para mitigar o impacto financeiro, como desligar aparelhos quando não estão em uso e optar por lâmpadas e eletrodomésticos mais eficientes.


Fique Informado com Notícias Atualizadas


Para manter-se informado sobre notícias importantes como esta e outros acontecimentos relevantes em Brumado e região, entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp. Receba atualizações em tempo real e fique por dentro de tudo o que acontece na sua cidade.


Clique aqui para entrar no grupo de WhatsApp.



Deixe seu Comentário