No desdobramento da intensa investigação sobre a tentativa de golpe de Estado, o Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, concedeu liberdade provisória ao presidente do Partido Liberal (PL), Valdemar Costa Neto, neste sábado (10).


Costa Neto foi detido na quinta-feira (8) como parte das operações da Operação Tempus Veritatis, que investiga a possível articulação de um golpe de Estado durante o fim do mandato do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). O político foi preso em flagrante por porte ilegal de uma arma com registro vencido encontrada em sua residência, além da descoberta de uma pepita de ouro.


A análise da pepita de ouro, que pesa 39,18 gramas e vale cerca de R$ 11,7 mil, indicou que o mineral é originário de um garimpo, embora não tenha sido identificado o local exato de sua extração. A arma encontrada na residência de Costa Neto estava registrada em nome de seu filho, cujo documento estava vencido, configurando assim porte ilegal de arma.


A prisão de Costa Neto foi inicialmente convertida em preventiva na sexta-feira (9) pelo Ministro Moraes, que deu à Procuradoria-Geral da República (PGR) 24 horas para se manifestar sobre o pedido de liberdade provisória feito pela defesa do político.


Além da libertação provisória de Costa Neto, Moraes decidiu manter as prisões preventivas de outros alvos da investigação, incluindo membros do Exército e ex-assessores do governo anterior.


A Operação Tempus Veritatis, que significa "hora da verdade" em latim, visa apurar uma organização criminosa que teria se articulado para fraudar as eleições presidenciais de 2022 e promover um golpe de Estado, com apoio de militares e utilização de milícias digitais.


A defesa de Valdemar Costa Neto, em nota à imprensa, confirmou a concessão da liberdade provisória e reafirmou sua confiança no Poder Judiciário.


A concessão de liberdade provisória a Costa Neto marca um novo capítulo nessa complexa investigação, que continua a desvendar tramas políticas e criminosas que desafiam a democracia brasileira. O desfecho desse caso certamente será aguardado com grande interesse por toda a sociedade.



Notícia com profissionalismo, imparcialidade e credibilidade você encontra aqui na Rádio Souzamix. Baixe nosso aplicativo e mantenha-se sempre informado: CLIQUE AQUI!



Deixe seu Comentário